Sete municípios receberam a Rota das Juventudes no primeiro mês de visitas

25 de junho de 2026 - 10:52

Projeto executado pela Secretaria da Juventude (Sejuv), junto ao Conselho Estadual de Juventude (CONJUCE), a Rota das Juventudes encerrou seu primeiro mês de atividades ampliando o alcance das políticas públicas para a juventude em diferentes regiões do Ceará. Ao longo do mês de junho, a iniciativa passou por sete municípios, promovendo diálogo, orientação e acesso a oportunidades para jovens cearenses, foram eles Mulungú, Itapiúna, Salitre, Acopiara, Irapuan Pinheiro, Guaiúba e Itatira.

A ação tem como objetivo aproximar os programas e projetos voltados para a juventude dos municípios do interior do estado, fortalecendo o acesso à informação, à qualificação profissional e às oportunidades de desenvolvimento.

Durante as visitas, mais de 300 jovens participaram de momentos de escuta, receberam orientações sobre programas governamentais e conheceram o estatuto da juventude, lei federal que regulamenta os direitos da juventude. As atividades também possibilitaram o fortalecimento da articulação entre o Governo do Estado, gestores municipais e lideranças locais.

Para a secretária da juventude, Aline Alcoeres, a ação facilita o trabalho do poder público no fortalecimento das políticas públicas: “Não existe criação de políticas públicas sem participação social. Precisamos ouvir as juventudes dos interiores, dos distritos, das comunidades para criar ações efetivas e alinhadas com as demandas dos jovens”, destaca.

Em julho, a Rota das Juventudes segue para mais um mês de atividades, com início no município de Quixeré, no próximo dia 2.