Conheça o Ponto.Juv

25 de abril de 2025 - 12:36

Espaço de referência para as juventudes nos municípios do interior do Ceará, garantindo acesso a políticas públicas, suporte psicossocial e oportunidades de desenvolvimento. A iniciativa visa descentralizar as ações voltadas para os jovens, promovendo inclusão, capacitação e fortalecimento da participação social.

Com essa rede de apoio estruturada, o Governo do Estado do Ceará reafirma seu compromisso com a promoção do protagonismo juvenil e a construção de um futuro mais justo e inclusivo para as juventudes cearenses.

Confira os recursos que estão à disposição dos jovens:

A Co.Liga é uma escola digital de educação e empregabilidade voltada para a formação de jovens nas áreas da Economia Criativa. Com objetivo de promover a capacitação profissional, a inserção no mercado de trabalho e o empreendedorismo jovem.

Reconhecida como um ambiente digital colaborativo, a co.liga oferece 51 cursos de curta duração, em campos como música, multimídia, design, artes visuais, gastronomia, tecnologia e temas transversais. A plataforma disponibiliza trilhas de aprendizagem, com abordagem dinâmica e inclusiva. Ao se inscrever na plataforma, o estudante tem a oportunidade de se conectar com pessoas que desejam se desenvolver em áreas de economia criativa e fortalecer a sua rede de contatos profissionais. Além das oportunidade geradas através dos Editais.

 

A Plataforma Aprenda Mais é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que disponibiliza cursos gratuitos de qualificação profissional e educação tecnológica. Com uma proposta acessível e inclusiva, a plataforma tem como objetivo ampliar as oportunidades de formação para jovens e adultos, fortalecendo a empregabilidade e o desenvolvimento socioeconômico. A plataforma oferece uma ampla variedade de cursos em diferentes áreas do conhecimento, incluindo tecnologia, gestão, empreendedorismo, meio ambiente, saúde e educação.

Por meio dessa iniciativa, é possível capacitar a população, reduzir barreiras de acesso à educação e fomentar o crescimento econômico local. E, nos equipamentos é possível incentivar e acompanhar o processo de aprendizagem dos jovens.

 

É uma iniciativa que oferece cursos profissionalizantes virtuais gratuitos para jovens e adultos, de 15 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social e prioritariamente inscritos no CadÚnico. As capacitações abrangem áreas como administração, saúde, educação e informática, com o objetivo de preparar essas pessoas para o mercado de trabalho.

O objetivo é promover a inclusão social e profissional de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, por meio de capacitação profissional virtual gratuita, gerando impactos positivos no desenvolvimento econômico da região e melhorando a empregabilidade da população atendida.

 

Um programa que prepara o trabalhador para os novos desafios do mercado de trabalho. Tem o objetivo de centralizar e promover as iniciativas de capacitação com foco no desenvolvimento de habilidades digitais e inserção profissional voltados para a Economia 4.0. (transformação para processo industrial digital). A Escola do Trabalhador 4.0 é uma parceria com a Microsoft para promoção de qualificação e inserção profissional.

Está incluída no programa Caminho Digital e oferece cursos on-line gratuitos em temas de tecnologia e produtividade, com o objetivo de ajudar o trabalhador brasileiro a se preparar para o mercado de trabalho. São mais de 40 cursos disponíveis na plataforma, com certificado Microsoft, além de um teste de carreira.

 

O Identidade Jovem (ID Jovem) é um programa do Governo Federal que garante o acesso de jovens de baixa renda a benefícios como meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer, além da gratuidade ou descontos no transporte interestadual. Destinado a jovens de 15 a 29 anos pertencentes a famílias com renda de até dois salários mínimos inscritas no Cadastro Único, o ID Jovem promove inclusão social, ampliação do acesso a direitos e fortalecimento das políticas públicas voltadas à juventude. A iniciativa contribui para a democratização da cultura, da mobilidade e das oportunidades de participação juvenil em diferentes esferas da sociedade. Os profissionais dos equipamentos estão aptas a divulgar o direito, viabilizar o acesso, bem como auxiliar os jovens no cadastro dentro dos equipamento.

 

As práticas de Justiça Restaurativa e mediação fortalecem a resolução de conflitos de forma pacífica, promovendo a cultura de paz por meio do diálogo nas comunidades. Com elas busca-se garantir o cuidado e a atenção às vítimas de violência, a responsabilização dos autores e, sempre que possível, a reparação dos danos causados, além do rompimento social com uma cultura de violência.

A Justiça Restaurativa apresenta a possibilidade de transformar conflitos em oportunidades de reconciliação, diálogo e reparação. Essa prática é de suma importância para juventude fortalecer vínculos com seus respectivos territórios, através de uma cultura de paz.

 

A Credencial Sesc é um documento que permite o acesso dos jovens a uma ampla rede de serviços e atividades oferecidos pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em todo o Brasil. Com a credencial, é possível participar de cursos, eventos culturais, atividades esportivas, serviços de saúde e programas de lazer a preços acessíveis ou gratuitamente. Jovens podem obter a credencial gratuitamente através dos encaminhamentos realizados nos equipamentos, enquanto o público em geral pode adquiri-la mediante inscrição. Essa iniciativa contribui para a inclusão social e o bem-estar da juventude, ampliando o acesso a oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.