Caravana das Juventudes celebra 20 anos da Política Nacional de Juventude e mobiliza por novo Plano Naciona

26 de março de 2025 - 16:25

A cidade de Fortaleza foi o ponto de partida da Caravana das Juventudes – 20 Anos da Política Nacional de Juventude, um evento que promete fortalecer a mobilização social pela aprovação do Plano Nacional de Juventude. Organizada pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), a iniciativa também celebra duas décadas da Lei nº 11.129/2005, um marco histórico na construção de políticas públicas voltadas aos jovens brasileiros. A etapa cearense da caravana contou com apoio da Secretaria da Juventude do Ceará (Sejuv Ce) e da Secretaria Municipal de Juventude de Fortaleza (SEJUV).

O evento ocorreu na última sexta, 21 de março, no CUCA José Walter, reunindo jovens entre 15 e 29 anos, além de gestores municipais de juventude de todo o Ceará, movimentos sociais, ativistas e parlamentares. Além de Fortaleza, a Caravana passará por Macapá (AP), Salvador (BA) e São Cristóvão (SE), ainda no primeiro semestre de 2025.

Diálogo e mobilização pela juventude

A programação do evento incluiu audiências públicas, feira de políticas públicas, formação de gestores e um ato público. A audiência inicial tevecomo tema “Juventudes do Ceará e Políticas Públicas: Por que precisamos de um Plano Nacional?”, promovendo um amplo debate sobre a urgência de diretrizes nacionais que garantam direitos, oportunidades e protagonismo aos jovens brasileiros.

Outro ponto alto foi a Feira das Políticas Públicas para as Juventudes, um espaço interativo com stands onde os participantes puderam conhecer iniciativas governamentais destinadas aos jovens. Também foram promovidas capacitações para gestores municipais e conselheiros de juventude, abordando temas como o Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE), o programa Estação Juventude e o ID Jovem.

Encerrando o evento, um grande ato político intitulado “Ceará pelas Juventudes!” foi realizado ao final da tarde, seguido de uma agenda cultural comandada pela DJ cearense Lolost.

Duas décadas de avanços e desafios

Desde a aprovação da Lei nº 11.129/2005, que criou a Secretaria Nacional de Juventude e o Conjuve, diversas conquistas foram registradas, como a institucionalização de conselhos estaduais e municipais e a aprovação do Estatuto da Juventude em 2013. Contudo, ainda há desafios na efetivação de políticas transversais que contemplem educação, trabalho, cultura, saúde, esporte e participação social.

O Ceará foi o primeiro estado do Brasil a instituir uma secretaria estadual de juventude, em 2023, com o objetivo de articular de estruturar políticas destinadas à população de 15 a 29 anos.

A Caravana das Juventudes surge como um importante espaço de mobilização e conscientização, reafirmando a necessidade de um Plano Nacional de Juventude atualizado e comprometido com as demandas da nova geração.

Com esse percurso, a iniciativa busca não apenas celebrar uma história de conquistas, mas também fortalecer a luta por um futuro mais inclusivo para os jovens de todo o Brasil.