Governo do Ceará marca presença no SANA 2025.1

27 de janeiro de 2025 - 17:00

Três dias de diversão, jogos, música e muita cultura geek; assim foi o SANA 2025 parte 1. A edição comemorativa de 25 anos da Superamostra Nacional de Animes aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, durante os dias 24, 25 e 26 de janeiro e contou com público recorde de mais de 110 mil pessoas.

O Governo do Ceará, através da Secretaria da Juventude, marcou presença no evento antes mesmo do início. Foram distribuídos mais de 13 mil ingressos para jovens em situação de vulnerabilidade social aproveitarem todas as atividades do SANA durante o fim de semana. A ação é fruto de parceria firmada entre a O Governo do Estado do Ceará e a Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), entidade organizadora do festival, que visa democratizar o acesso à cultura geek.

A iniciativa possibilitou que diversos jovens do interior do estado curtissem o SANA pela primeira vez, como foi o caso das juventudes dos municípios de Jaguaruana, Quixeré e Horizonte. Através de ônibus disponibilizados pelas respectivas prefeituras, centenas de jovens de todas as regiões do estado vivenciaram o melhor do universo geek.

O SANA também é um lugar de reencontros. A jovem Yngrid Martins, que mora em Juazeiro do Norte, reencontrou seu irmão mais novo, Geraldo Neto, no festival após 5 anos. Yngrid veio até Fortaleza utilizando a meia passagem disponível através do ID Jovem, programa do Governo Federal que garante gratuidade e descontos em passagens interestaduais e meia entrada cultural em teatro, cinema e diversas outras atividades. “Descobri o ID Jovem através do CRAS do meu município e vi que a SEJUV disponibilizou ingressos para o SANA. Resolvi aproveitar a oportunidade para reencontrar meu irmão que não via há anos. Foi incrível passar esse momento junto com ele e também conhecer um evento tão grande e diverso”, afirma Yngrid.

Durante os três dias do evento, os jovens se aventuraram em uma tirolesa que trazia a marca das Casas da Juventude Cearense. Para a secretária da juventude, Adelita Monteiro, a ação, além de muito divertida, também foi uma forma de conectar as juventudes com as CaJus e seus serviços: “Essa é uma grande oportunidade de divulgar os serviços das Casas da Juventude Cearense, um ambiente pensado em todos os aspectos para o jovem cearense. Um espaço versátil, colorido e cheio de serviços.”