ID Jovem: importante ferramenta que garante acesso a benefícios e oportunidades para a juventude

14 de outubro de 2024 - 13:49

 

Criado pelo Governo Federal e fortalecido pela Secretaria Nacional de Juventude, o ID Jovem é um programa que visa garantir uma série de benefícios e acessos aos jovens de baixa renda de todo o território nacional. Com a carteirinha ID Jovem, a população de 15 a 29 anos tem acesso à meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além de meia-passagem ou até mesmo a gratuidade em transportes públicos interestaduais, direito instituído no Decreto 8.537/2015.

Quem tem direito ao ID Jovem? 

Podem acessar o benefício jovens de 15 a 29 anos que pertencem a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com dados atualizados nos últimos dois anos. O programa não exige que o jovem esteja estudando, e seu foco principal é democratizar o acesso a bens culturais e serviços que incentivem o desenvolvimento social e pessoal dessa faixa etária.

Como emitir o ID Jovem?

A emissão do ID Jovem é gratuita e pode ser realizada de forma rápida e fácil por meio do aplicativo oficial ID Jovem 2.0, disponível para Android, IOS e Windows Phone. Também é possível realizar a inscrição pelo site do ID Jovem. Caso o jovem precise de auxílio, é possível ir até as Casas da Juventude Cearense, as CaJus, para realizar o cadastro junto a um profissional do equipamento do Governo do Ceará.

Benefícios do ID Jovem:

Meia-entrada em eventos culturais, esportivos, de lazer e entretenimento;  Reserva de duas vagas gratuitas em ônibus, trem ou embarcações em viagens interestaduais, ou de duas vagas com 50% de desconto no valor das passagens;  Isenção do pagamento de taxa para emissão de carteira de Identidade Estudantil.

Impacto social e cidadania. 

O ID Jovem vai além de garantir acesso a eventos e transporte. Ele representa uma ferramenta de empoderamento e inclusão social, ao permitir que jovens em situação de vulnerabilidade tenham acesso a oportunidades que fomentam seu desenvolvimento cultural, educacional e profissional.  A Secretaria da Juventude do Ceará tem como objetivo divulgar o programa para que cada vez mais jovens tenham acesso aos benefícios. No Ceará, há apenas 36153 cadastros ativos, para 1124208 jovens ainda não cadastrados.