Lançamento do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes

11 de dezembro de 2023 - 16:06 # # #

Ascom Sejuv - Texto Pierre Oliveira - Fotos

 

A Secretaria da Juventude do Ceará esteve presente no lançamento do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, que aconteceu nesta segunda-feira (11), no Itaú Cultural, em São Paulo. O coordenador de Políticas Públicas da Juventude, Pierre Oliveira, representou a secretária Adelita Monteiro no evento.

Esta é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e conta com o apoio do Pacto Global das Nações Unidas, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ).

O objetivo é construir uma política pública nacional para promover a Inclusão Produtiva das Juventudes em situação de vulnerabilidade, através da geração de oportunidades de trabalho e formação profissional. Com vigência até 2030, o Pacto é um instrumento de mobilização e chamamento à ação de atores sociais chaves do mundo de trabalho e da sociedade civil para o engajamento em propostas concretas acerca da inclusão produtiva das juventudes brasileiras. São convidados a aderir ao Pacto: governos, empresas, centrais sindicais, confederações patronais, entidades formadoras, fundações, institutos, organizações da sociedade civil, e movimentos de juventude.

Estiveram presentes o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; o representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil; o diretor do Escritório da OIT para o Brasil, Vinicius Pinheiro; a representante do Pacto Global da ONU, Thayná Leite; o secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorrido; o presidente do Conselho Nacional da Juventude do Brasil, Marcus Barão, entre demais autoridades e representantes de empresas e instituições.

 

A urgência do Pacto se move pela necessidade de construir uma atuação estratégica e direcionada, fruto da colaboração entre diferentes atores, que seja efetivamente capaz de promover oportunidades de trabalho decente para a inclusão produtiva das juventudes no Brasil, em consonância com as múltiplas perspectivas dessa faixa etária. Bem como, a criação de um espaço de interlocução e articulação dos atores em direção a um maior alinhamento acerca da política para as juventudes, potencializando as relações e as estratégias de cooperação. Com intuito de articular ações e debates dentro de um Comitê que possa captar, articular e difundir ações de qualificação profissional e geração de emprego e renda para as juventudes.

O Pacto terá instituído por Decreto Presidencial um Comitê Gestor com representação dos signatários para construção de agendas específicas, reflexão sobre as políticas públicas e ampliação das estratégias de diálogo social.

 

Pierre Oliveira, coordenador de Políticas Públicas da Sejuv.

“O Pacto Nacional da Inclusão e Produtividade de Juventude foi um passo muito importante, que uniu o governo, ao nível federal, juntamente com o Ministério do Trabalho e Emprego, a Secretaria Nacional de Juventude, sociedade civil, o empresariado, a ONU, através da UNICEF, para que, através da assinatura do Pacto, esses três pilares consigam potencializar o protagonismo da juventude, para poder ocupar posses de emprego. Foi muito falado no evento, sempre se martelou que a juventude é o futuro da nação, e cada vez mais está evidente que a juventude é o presente, a juventude é o agora. Então, é necessário potencializar, dar espaço ao local de fala para essa juventude, onde ela consiga ser protagonista do seu próprio futuro”, defende Pierre Oliveira, coordenador de Políticas Públicas da Sejuv.

ACESSE ABAIXO O PACTO NACIONAL PELA INCLUSÃO DAS JUVENTUDES